Não é cadastrado? Cadastre-se agora!
Já possui cadastro? Acessar conta!
Não é cadastrado? Cadastre-se agora!
Se há quem não gostava de brócolis durante a infância, hoje a realidade é outra. Toda a sua boa fama não é à toa, o vegetal é fonte de ácido fólico, antioxidantes, fibras, cálcio e vitamina A e vitamina C. Diante de tantos nutrientes, o alimento se torna um ótimo aliado para completar a alimentação de maneira saudável. Ele pode ser consumido de várias maneiras e, além de saboroso, pode ajudar a combater diversas doenças e ainda substituir parte da proteína normalmente obtida pela carne.
(Envato imagens)
A seguir, confira como você pode aproveitar os benefícios do brócolis da melhor maneira.
• Procure por brócolis com flores verde-escuras, arroxeadas ou azuladas, pois as que possuem essa tonalidade contêm mais betacaroteno e vitamina C que as mais pálidas ou amareladas.
• Opte por brócolis com caules firmes. Caules que entortam ou que parecem borrachudos não possuem uma boa qualidade. Evite também os de talos muito rígidos.
• Evite brócolis com brotos abertos, florescendo, descoloridos ou encharcados.
• Guarde o vegetal fresco sem lavar em um saco plástico aberto na gaveta de legumes da geladeira.
• Compre a quantidade que irá consumir na semana, pois caso fique mais de dois dias na geladeira, alguns nutrientes não serão tão bem aproveitados.
• Uma outra forma de armazenar, porém preservando o alimento, é o congelamento. Após o cozimento, escorra e mergulhe em uma vasilha com água gelada e gelo por 3 minutos. Escorra novamente e coloque em uma embalagem adequada para o congelador.
A melhor forma de consumir o brócolis é por meio das suas folhas e talos cozidos ao vapor durante cerca de 20 minutos para evitar a perda de vitamina C. Além disso, também pode ser preparado no forno, em uma frigideira com um pouco de caldo ou água. Também é possível consumi-lo cru em saladas e em sucos. Vale lembrar, que o brócolis também pode ser utilizado em várias receitas, o que vale é a criatividade!
O brócolis é um alimento com baixa quantidade de calorias (25 kcal a cada 100g), além de ser rico em fibras, o que confere maior saciedade – logo, ele pode ser um aliado na perda de peso.
O vegetal é rico em fibras solúveis, que se ligam ao colesterol no intestino e diminuem a sua absorção, sendo eliminados por meio das fezes e ajudando a controlar os seus níveis no organismo. Além disso, também mantém os vasos sanguíneos mais fortes sendo, por isso, capaz de manter a pressão arterial controlada. O brócolis, contém sulforafano, uma substância com propriedades anti-inflamatórias que previne o surgimento de lesões nos vasos sanguíneos e desenvolvimento de doenças nas artérias coronárias.
A vitamina C presente no brócolis é capaz de estimular a atividade dos leucócitos (glóbulos brancos). Já a vitamina A, além de aumentar a diferenciação entre as células de defesa, melhora a integridade da epiderme e das mucosas. O ácido fólico, auxilia na manutenção de uma produção adequada de linfócitos e imunoglobulinas; e o ômega 3, tem ação anti-inflamatória. A ação de todos esses componentes é capaz de fortalecer o sistema imune.
As fibras presentes no brócolis aceleram o trânsito intestinal e aumentam o volume das fezes, que em conjunto com a ingestão suficiente de água, favorece a saída das fezes.
O brócolis contém um tipo de carotenoide chamado luteína que poder ajudar a proteger os olhos contra a degradação macular tardia e o desenvolvimento de cataratas, problemas que tornam a visão embaçada, sobretudo em idosos. A concentração de luteína no brócolis é de 7,1 a 33 mcg por grama de peso desse vegetal.
Artrite é uma inflamação em uma ou mais articulações, causada pela quebra da cartilagem que as protegem. O consumo de brócolis é indicado para ajudar a prevenir e tratar esse problema, uma vez que o sulforafano pode diminuir essa destruição da cartilagem. Apesar do sulforafano também ser encontrado em outros vegetais, como couve-flor e repolho, ainda sim, possui maior concentração nos brócolis. A quantidade encontrada nesse vegetal varia de 214mcg/g a 499mcg/g.
O brócolis possui ação antioxidante, pois possui a propriedade de reduzir os radicais livres, induzindo enzimas que atuam na desintoxicação de agentes carcinogênicos. Além disso, um outro fator favorável a essa ação, é que a presença do sulforafano estimula a produção de enzimas que são desintoxicante .