Tire agora 7 dúvidas sobre a água com limão | SOS Dr
SOS Dr

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Já possui cadastro? Acessar conta!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

Titulo Teste

Para realizar o agendamento ligue: 0800 580 9771

Ou agende pelo WhatsApp:

A água com limão costuma ser uma combinação muito polêmica. Para uns, ela milagrosa e até emagrece, para outros faz mal ao estômago. Mas o que será que é verdade ou mentira sobre a bebida? Confira as dúvidas mais comuns!




(Foto: Freepik/Imagens)



1. A água com limão emagrece?



Nenhuma bebida ou alimento sozinhos tem o poder de emagrecer. Então, o limão não interfere na perda de peso. O que acontece é que, quando passamos a adotar uma alimentação saudável e equilibrada, a fruta pode auxiliar no emagrecimento. Isso porque além de facilitar a digestão, promove saciedade e ajuda no processo de desinflamação do organismo.




2. A água com limão causa gastrite?



Se você não consome água com limão com medo de desenvolver gastrite, pode ficar tranquilo(a)! O limão não causa gastrite, pelo o contrário, ele até diminui os sintomas gástricos porque tem efeito anti-inflamatório e, ao alcalinizar do estômago até o intestino delgado, contribui para o bom funcionamento destes órgãos.




3. Por que tomar em jejum?



Apesar do limão ter um pH ácido, quando ele entra em contato com o pH ácido do organismo, ocorre uma reação que deixa o sistema orgânico mais alcalino (básico). Quando o corpo mantém o pH alcalino, as células liberam as toxinas com mais facilidade, melhorando sintomas como azia, arrotos e flatulências. Além disso, algumas doenças e inflamações se desenvolvem em pH ácido, e alcalinizando, é possível preveni-las. Ao tomar a água com limão em jejum, você torna seu organismo mais alcalino, preparando-o para a rotina do dia a dia.




4. Tomar água com limão ajuda a aumentar a imunidade?



Sendo uma fruta rica em vitamina C, que traz diversos benefícios à saúde, o limão se torna um grande aliado no aumento da imunidade. Os desintoxicantes junto às vitaminas presentes no suco do limão aumentam a produção de anticorpos e deixam o corpo menos vulnerável a contrair doenças. E para potencializar ainda mais os efeitos da água com limão, a dica é adicionar um pouco de cúrcuma e própolis nessa mistura.




5. Posso adoçar a água com limão?



Não é indicado adoçar a bebida. Isso porque causaria um bloqueio na ação do ácido. O que pode ser feito para amenizar o sabor mais azedo, é adicionar alguns sabores de chás, como hibisco, gengibre, hortelã, capim.




6. Como consumir?



Escolha um tipo de limão de sua preferência, porém opte pelos frescos e orgânicos. Para cada um limão, utilize 200 ml de água em temperatura. O melhor horário para consumir é pela manhã, ao acordar em jejum, entre 15 e 30 minutos antes da primeira refeição.




7. Quando não é recomendado?



Tomar água com limão em jejum não é recomendado para pessoas que possuem irritações gastrointestinais importantes, como úlceras, gastrite erosiva, problemas no esôfago mais severos. Pessoas que têm sensibilidade ao ácido cítrico, ao ingerir a bebida podem ter dores de cabeça e queixas gástricas. Caso tenha esses sintomas, suspenda o consumo e procure um profissional para auxiliar.