Má postura e os seus impactos para a saúde | SOS Dr
SOS Dr

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Já possui cadastro? Acessar conta!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

Titulo Teste

Para realizar o agendamento ligue: 0800 580 9771

Ou agende pelo WhatsApp:

“Ajeita essa postura”, “Senta direito”, “Levanta esses ombros”. Provavelmente você já deve ter escutado alguma dessas frases ao longo da sua vida. Frases estas, que talvez naquele momento você não tenha dado a devida atenção. Porém, é com o passar dos anos, que é possível notar como a má postura e as dores lombares podem afetar a qualidade de vida. 





A postura pode ser definida como um conjunto em posição das articulações de um corpo em um determinado momento atuando para suprir o equilíbrio no espaço, uma estrutura formada em conjunto com o sistema nervoso e os músculos. A postura inadequada está vinculada à falta de harmonia entre suas estruturas de sustentação, o que pode prejudicar tanto a estética, quanto a saúde. Mesmo que os problemas não surjam logo de imediato, é provável que a médio e longo prazo possam se manifestar por meio de diferentes doenças.


Quando as costas estão curvadas, a cabeça acaba sendo puxada para cima, para possibilitar o olhar para frente. Já a barriga faz com que o corpo se projete para frente e a região lombar tende a se inclinar para suportar o peso. Como resultado, os riscos de dores lombares aumentam excessivamente.

 



Causas de desvios posturais 



Existem alguns fatores que podem causar ou agravar a má postura. Acompanhe!




Barriga saliente: a gordura abdominal faz com que a barriga seja projetada para frente. Tal mudança de eixo postural gera uma hiperlordose lombar (aumento da curvatura dessa parte da coluna). Nesse caso, a correção é feito por meio de uma reeducação alimentar e atividades físicas que incluam o fortalecimento e alongamento dos músculos abdominais



Seios grandes: seios muito grandes e além do que o biótipo suporta fazem com que a coluna receba uma sobrecarga de peso, dia após dia, e o resultado disso é uma postura prejudicada, dor e desconforto em qualquer posição. Exercícios que fortalecem a musculatura das costas , juntamente com alongamentos, principalmente dos músculos peitorais, podem ajudar bastante a reduzir os sintomas e a corrigir a postura. O uso de sutiãs apropriados para a estrutura física da mulher é indispensável. Um outra alternativa seria optar pela cirurgia de redução de seios.



Pé chato: Também chamado de pé plano, a condição pode gerar problemas nas articulações do fêmur e do joelho, ocasionando o deslocamento da pélvis e, por consequência, causando desalinhamento da coluna e dor nas costas. A orientação médica é de seja utilizado palmilhas feitas sob medida. Caso haja alterações no joelho, procurar por métodos de tratamento como a fisioterapia e o RPG, é o ideal.




Impactos da má postura



A má postura pode provocar alterações na coluna vertebral, sobretudo nas regiões cervical e lombar. A inversão da curvatura nessas regiões são os problemas mais encontrados, além de poder ocasionar dores geralmente difusas e que se irradiam para os ombros. Alguns exemplos de problemas mais graves que podem surgir em virtude desses desvios são: DORT (doença relacionada ao trabalho), hérnia de disco, escoliose, lordose e cifose.



A má postura também pode gerar:



Dor de cabeça: inclinar-se para baixo cria uma tensão extra nos músculos posteriores do pescoço para evitar que a cabeça caia para frente. Isso pode sobrecarregar os músculos causando dores nas costas.



Sono de má qualidade: caso o sistema muscular não esteja alinhado da maneira correta, o corpo fica impedido de relaxar completamente, o que interfere diretamente na qualidade do sono.



Dores nos pés: os desvios na postura também podem afetar os pés. A má postura pode causar dores nos pés, prejudicando a locomoção. Dessa forma, é importante prestar atenção na sua postura da cabeça aos pés.



Fadiga: quando você não sustenta o seu corpo com uma postura adequada, ele precisa trabalhar mais para mantê-lo em pé. E isso faz com que você se sinta cansado mais rápido.