Inverno - Cuidados que você deve ter | SOS Dr
SOS Dr

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Já possui cadastro? Acessar conta!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

Titulo Teste

Para realizar o agendamento ligue: 0800 580 9771

Ou agende pelo WhatsApp:

Inverno - Cuidados Que Você Deve Ter Na Estação Mais Fria do Ano


Não sei você, mas aqui na SOS DR nós amamos o inverno! As bebidas quentes, as comidas mais caprichadas…

Mas com todas essas delícias que chegam, também aumentam os cuidados que devemos ter para aproveitar esta estação tão aconchegante ao máximo, e sem problemas!

Vamos ver se você já pratica todos?


1. Cuidado com o coração


Nosso “amigo do peito” deve ser bem cuidado o ano inteiro, claro! Afinal, ele é um orgão vital.

Porém, a atenção com o coração deve ser redobrada no inverno, já que segundo o Instituto Nacional de Cardiologia, os índices de infarto aumentam até 30% nos dias mais gelados.


O motivo é bem simples:

O frio favorece a vasoconstrição (contração dos vasos sanguíneos). Ou seja, os vasos diminuem, dificultando a circulação e a chegada do sangue ao nosso coração.

Com isso, podem ocorrer a angina, que é caracterizada por dor torácica, e o infarto.

A exposição ao frio também faz aumentar a pressão arterial e as concentrações de fibrinogênio, que estão relacionados à trombose.

Pacientes portadores de aterosclerose, precisam de cuidado redobrado.


Cuidados: Manter a pressão arterial sob controle, tomar água frequentemente, se exercitar com regularidade e manter-se bem agasalhado.


2. Cuidado com a pele


Além do ressecamento da pele e das rachaduras nos lábios, que devem ser evitados com cremes próprios para o inverno, outro fator que devemos dar atenção neste frio é o aparecimento da caspa.

Esses pontinhos chatos e incômodos aparecem porque, com o frio, tendemos a tomar banhos mais quentes, e o calor da água faz as glândulas sebáceas da pele produzirem mais oleosidade e, consequentemente, a caspa.


Cuidados: usar cremes corporais, hidratantes labiais e tomar banhos mais curtos. Ah, e nunca esquecer o protetor solar, mesmo nos dias mais frios!


3. Cuidado com os ossos e articulações


Sabe aquela sensação que a gente tem de que nossos ossos estão “congelando” de tanto frio? Isso não é totalmente errado (embora não seja 100% certo).

O que acontece é que no frio, assim como os vasos sanguíneos, os músculos e as articulações também contraem, o que pode agravar os sintomas da artrite e da osteoporose, para quem tem.

Isso aumenta o risco de fraturas entre 40% a 50% para mulheres em fase pós-menopáusica, e entre 12% a 22% em homens mais velhos.


Cuidados: Exercícios adequados para quem sofre de artrite/osteoporose, controle do peso (pois este influencia na inflamação) e consumir a quantidade recomendada de cálcio para a idade.


Conclusão

● No inverno, precisamos tomar mais cuidado com nosso coração, pois os riscos de infarto aumentam devido à vasoconstrição.

● Os banhos mais quentes aumentam a oleosidade das glândulas sebáceas, o que provoca a caspa. O ideal é que não tome banhos tão quentes, ou que eles sejam mais curtos.

● Os portadores de artrite e osteoporose devem ter cuidado redobrado no inverno, pois as chances de inflamações e fraturas aumentam por conta do frio. Atenção ao peso, exercícios apropriados e consumo de cálcio são recomendados.


Quais outros cuidados de inverno você pratica? Compartilha com a gente aqui!