Você sabe qual é o tripé de uma higiene bucal completa? Esse trio é composto simplesmente pela escovação, fio dental e enxaguante bucal. O problema, é que a grande maioria anda menosprezando esse último integrante e ele sempre acaba ficando para trás. Mas hoje, vamos te mostrar a importância de acrescentar os enxaguantes bucais na sua rotina.
A placa bacteriana, também é chamada biofilme, é uma película pegajosa, constituída por bactérias e resíduos alimentares que se alojam nos dentes. Se não tratada, pode ocasionar várias doenças dentárias, entre elas a cárie, gengivite e periodontite, podendo até levar a perca dos dentes.
Por que não deixar o enxaguante bucal de lado?
Esse item é muito importante para que o cuidado com o seus dentes seja completo. Ele deve ser usado por último, ou seja, após ter feito a escovação e ter passado o fio dental. Vale ressaltar, que o produto não pode ser ingerido, por isso, mantenha a atenção redobrada com as crianças.
Benefícios:
1. Complementa a escovação;
2. Elimina as bactérias nocivas da boca;
3. Previne doenças como a cárie, tártaro e a doença periodontal;
4. Previne e combate o mau hálito;
5. Causa um ar de refrescância após a escovação;
6. Maximiza a limpeza, atuando onde a escova dentária não alcança;
7. Melhora a xerostomia (boca seca por falta de salivação);
Como utilizar o produto?
Primeiramente, você deve conferir o rótulo. Evite composições com álcool e escolha os enxaguantes à base de CPC (cloreto de cetilpiridínio) e com fluoreto que são os mais seguros para os dentes. Já para saber a quantidade certa que você irá usar, o produto, vem com um copinho medidor. O ideal é encher 20ml do seu enxaguante escolhido, depois, coloque na boca, faça bochechos durante 30 segundos e, em seguida, cuspa tudo na pia. É recomendado que o produto seja utilizado em até suas vezes ao dia.