SOS Dr

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Já possui cadastro? Acessar conta!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

Titulo Teste

Para realizar o agendamento ligue: 0800 580 9771

Ou agende pelo WhatsApp:

A todo momento somos constantemente alertados do quão necessário é manter o corpo em atividade e realizar exercícios físicos. Porém, pouco se fala em exercitar a mente. Manter uma mente ativa é tão importante quanto cuidar do corpo. Isso porque, o cérebro necessita sair da zona de conforto para potencializar suas habilidades cognitivas e assim, evitar doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson, Huntington entre outras.












Como treinar o cérebro?




Neuróbica ou “Aeróbica dos neurônios”, é uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em seu cérebro. A base principal da neuróbica envolve o uso dos sentidos para estimular a criação de novos caminhos cerebrais.




A ideia é pensar em formas de desafiar o cérebro, alterando suas percepções sensoriais. Vamos lá?



  1.  Brinque com Jogos como memória, sudoku ou caça-palavras, eles podem ajudar você a exercitar sua mente. Estes farão com que você pense com maior velocidade e melhore sua memória.
  2.  Busque atividades diferentes, como aprender um instrumento, praticar ou esporte ou fazer alguma aula de dança;
  3.  Use o relógio de pulso no braço direito (ou no braço esquerdo, se for canhoto);
  4. Escove os dentes ou escreva em uma folha de papel com a mão contrária da de costume,
  5. Ande pela casa de trás para frente;
  6.  Se vista de olhos fechados;
  7. Estimule o paladar, coma coisas diferentes;
  8.  Veja fotos de cabeça para baixo e tente observar cada detalhes que antes lhe passara despercebido;
  9.   Veja as horas num espelho;
  10.  Trace novos caminho para ir ao trabalho/escola/faculdade ou introduza pequenas mudanças nos seus hábitos quotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro;
  11.   Converse com o vizinho que nunca dá bom dia…
  12.  Troque o mouse do seu computador de lado.
  13.  Decore uma palavra nova por dia, de seu idioma ou de outro e tente aos poucos introduzi-la em suas conversas de forma adequada.
  14.  Os adjetivos são uma espécie de lápis de cor da linguagem, permitindo-nos descrever e diferenciar algo. Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a atenção. Agora escreva 25 adjetivos que ache que a descrevem e/ou ao tema fotografado.
  15.  Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os.
  16.  Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compõem o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais subtis. No final, tire a prova dos nove junto do empregado.
  17.   Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras. Experimente jogar a qualquer coisa que nunca tenha tentado antes.
  18.   Compre um puzzle e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu.
  19.   Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize mnemônicas ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa.
  20.   Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia escreva os pontos principais de que se lembrar
  21.   Ao ler uma palavra pense em outras cinco que comecem com a mesma letra.
  22.   Leia atentamente e reflita sobre o texto. A atividade da leitura faz reforçar as conexões entre os neurônios. Para a mente, ainda não inventaram melhor exercício do que ler atentamente e refletir sobre o texto.



O que você achou? Não perca tempo e já comece a praticar!