Confira 5 razões para você começar a pedalar agora | SOS Dr
SOS Dr

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Já possui cadastro? Acessar conta!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

Titulo Teste

Para realizar o agendamento ligue: 0800 580 9771

Ou agende pelo WhatsApp:

Trabalhar, estudar, cuidar da casa, se alimentar saudável, dormir bem, ter vida social e ainda se exercitar. A vida moderna exige que sejamos multitarefas para dar conta de tantas obrigações. E com todo o agito do dia a dia, alguma atividade sempre acaba ficando para trás.


Na maioria dos casos, a esquecida da vez costuma ser a prática de atividade física. Mas não precisa, e nem deve ser assim. Uma alternativa para evitar que isso aconteça é otimizando o seu tempo. Nesse sentido, para conseguir conciliar todos os afazeres com a prática de exercícios, a bicicleta pode ser a solução ideal.


Leve, prática, ecológica e eficiente, a bicicleta além de trazer diversos benefícios à saúde, ainda pode ser uma forma de deslocamento segura em relação a pandemia da Covid-19, afinal, não há necessidade de contato físico como nos outros meios de transporte. Não à toa, as vendas de bicicletas no país registraram aumento de 50% em 2020 em comparação a 2019, segundo levantamento da Aliança Bike.




Fonte: Freepik Imagens



Mas, se ainda sim você está precisando de um pouco mais de motivação para começar a pedalar, nós separamos 5 benéficos dessa prática. Acompanhe!




1. Melhora o humor



Quando praticamos atividade física, como andar de bicicleta, o corpo libera serotonina, neurotransmissor responsável pelo bom humor. É por isso que pedalar vai te ajudar a se sentir mais disposto, alegre e produtivo.




2. Diminui o estresse e ansiedade



É claro que a atividade física em si, independente de qual seja, já ajuda muito no controle do estresse e da ansiedade. Mas a bicicleta, em especial, é realmente uma das melhores maneiras para combater as crises. Isso porque, ao pedalar, sobretudo ao livre, é possível contemplar a paisagem e respirar ar puro. Além disso, ao fazer trajetos mais íngremes é possível pedalar com mais força e descarregar toda a energia acumulada durante o dia.




3. Reduz o colesterol



Segundo a pesquisa feita no Laboratório de Metabolismo de Lípides do Instituto do Coração (Incor), o ciclismo pode acelerar o metabolismo da partícula que transporta o colesterol ruim, o LDL. O estudo também mostrou que esse tipo de exercício também acelera o metabolismo da gordura ingerida na alimentação. Os níveis de triglicéride diminuíram três vezes mais rápido do sangue de pessoas que andam de bicicleta.




4. Melhora o condicionamento físico



A bicicleta auxilia a tonificar os músculos, tornear as formas, eliminar gordura, ganhar massa magra, além de proporcionar uma maior definição nas pernas. Com 1 hora de pedalada, é possível perder em média 700 calorias, por isso andar de bike é uma excelente alternativa para quem busca aumentar a resistência física e/ou perder peso.




5. Melhora a respiração



Caso você tenha problemas respiratórios ou fique ofegante frequente ao fazer esforços físicos como subir escadas ou carregar peso, andar de bicicleta irá contribuir para que você respire melhor. Ao pedalar, os seus pulmões possuem uma alta demanda de oxigênio, o que exige um maior controle da respiração.




E aí, finalmente convencido(a) a começar a pedalar? Para colher todos esses benefícios, o recomendado é praticar a modalidade pelo menos entre 1 e 2 horas por dia, durante três dias da semana.