Como amenizar a sensibilidade nos dentes? | SOS Dr
SOS Dr

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Já possui cadastro? Acessar conta!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

Titulo Teste

Para realizar o agendamento ligue: 0800 580 9771

Ou agende pelo WhatsApp:

A sensibilidade nos dentes é uma dor aguda que se sente ao consumir algo muito gelado ou muito quente.


Se você passa ou já passou por isso, certamente, apenas a menção de morder um picolé ou beber um chá bem quente deve ser dolorosa.


Mas você deveria ser capaz de ingerir qualquer alimento que queira e em qualquer temperatura que desejar. Para isso, acompanhe nosso material e confira nossas dicas sobre o tema!


O que pode causar a sensibilidade nos dentes?


A sensibilidade nos dentes é quando eles se tornam sensíveis a determinadas temperaturas provocando pequenos choques quando a pessoa ingere alimentos ou bebidas muito quentes ou frias.


Uma das causas mais comuns é a retração gengival, fenômeno caracterizado pelo “encolhimento” da camada da gengiva, o que causa a exposição da camada de dentina.


O principal fator da retração gengival é a escovação inadequada, isto é, forma errada ou muita força no ato.


Outra causa comum da sensibilidade dentária é o desgaste do esmalte dentário que, por sua vez, pode acontecer pelo bruxismo, pela escovação inadequada, por refluxo ou até mesmo cáries.


Até a sua alimentação pode causar ou agravar a hipersensibilidade dentinária. Isso porque alguns alimentos e bebidas possuem pH muito baixo e a sua acidez pode provocar o desgaste do esmalte dentário devido ao consumo frequente.


Veja no tópico a seguir o que você pode fazer para evitar esse problema!


4 dicas para você amenizar a sensibilidade nos dentes




Ninguém merece evitar alimentos que gosta ou sentir tanta dor ao ingeri-los. Por isso, é preciso dar um basta na situação. Além de procurar um dentista, você pode seguir as dicas mais que especiais que separamos para você. Confira!


Atenção aos produtos


Quando o assunto é higiene bucal, busque os melhores produtos. Existem cremes dentais e enxaguantes bucais especiais para quem sofre com dentes sensíveis. Aqueles com flúor na composição ajudam a fortalecer o esmalte dos dentes. Além disso, a escova extra macia pode ser sua grande aliada uma vez que ela não agride sua boca na hora da escovação.


Evite ou corte da sua dieta os alimentos ácidos


Cerveja, café, isotônico, vinagre, refrigerante, energético e limão são agressivos e inimigos da saúde bucal. Evite o consumo ou faça a ingestão através de canudos para que os alimentos fiquem longe dos seus dentes.


Não escove os dentes imediatamente após as refeições


A escovação deve ser feita com cuidado e, pelo menos, 20 minutos após a refeição. O atrito da escova com o dente em meio ácido (situação comum após a alimentação) provoca o desgaste dos dentes.


Conte com gomas de mascar


As gomas sem açúcar ou chicletes estimulam o fluxo salivar e neutralizam a acidez da boca. Essa é uma ótima opção para o momento entre a refeição e a escovação.


E aí, curtiu aprender um pouco mais sobre a sensibilidade nos dentes? Então compartilhe esse post com a sua família e amigos!