Batata inglesa ou doce: qual escolher? | SOS Dr
SOS Dr

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Já possui cadastro? Acessar conta!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

Titulo Teste

Para realizar o agendamento ligue: 0800 580 9771

Ou agende pelo WhatsApp:

Velha conhecida do mundo fitness, a batata doce costuma fazer sucesso quando o assunto é alimentação saudável. “Para emagrecer é preciso substituir a batata inglesa pela doce”, “ A batata doce ajuda na perda de peso e ganho de massa muscular”, “ Batata doce engorda, a inglesa não”. Esses são alguns dos estigmas que o alimento carrega, mas será que é verdade? Se você ficou interessado, veja esse artigo até o final.


Enquanto 100 g de batata doce possui 112 calorias e 25 g de carboidratos, a batata inglesa possui 77 calorias e 17 g de carboidratos. No entanto, por conta da quantidade de fibras, a batata doce quando cozida acaba tendo um índice glicêmico (IG) menor, cerca de 60, o que explica a sua boa fama. Já a inglesa, na mesma versão tem IG de 95. Além disso, é necessário levar em consideração sua menor carga glicêmica, pois isso possui grande relevância.




  Fonte: Unsplash



Mas o que é indíce glicêmico e carga glicêmica?



O Índice Glicêmico (IG) é um valor que indica a velocidade com que os alimentos que contêm carboidrato liberam glicose (açúcar) no sangue. Em outras palavras, se trata de uma medida que indica maior ou menor potencial de um alimento elevar a glicemia. Dessa forma, quanto menor for o seu IG, melhor. Já a Carga Glicêmica (CG) indica a qualidade e a quantidade de carboidratos presentes em uma porção de determinado alimento. 


Há também, uma questão importante a ser discutida, que é sobre mudar a resposta glicêmica do alimento de acordo com o método de preparo utilizado e os ingredientes associados. A batata doce, quando assada, passa a ter o índice glicêmico praticamente igual ao da batata inglesa cozida, por exemplo. Já versões cozidas e cruas, possuem o IG menor. Adicionar alimentos como boas fontes de gordura (azeite, óleo de coco, oleaginosas, etc) e fibras (sementes, vegetais, farelos), também auxiliam na diminuição do IG.




E quanto aos nutrientes?


As duas possuem vitaminas e minerais como cálcio, magnésio e potássio. Contudo, a batata doce, apresenta um teor mais elevado de vitaminas do complexo B e da C, na qual têm ação antioxidante e participam de diversas outras funções do organismo.


O comparativo a seguir dessas substâncias usou como base 100 g das batatas cozidas. Acompanhe na tabela!




 Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos da Unicamp




Afinal, qual das duas é mais saudável?


Embora a batata doce tenha uma leve vantagem sobre a batata inglesa em função dos antioxidantes, ambas são consideradas alimentos saudáveis e podem contribuir positivamente para a sua saúde, desde que não sejam fritas. A única regra é não exagerar. Afinal, nenhum alimento é saudável quando consumido em excesso. Quando for montar o seu prato, não se esqueça que a batata é uma fonte de carboidrato, então não é recomendado combiná-la com o arroz, macarrão ou outro tipo de massa. No mais, aproveite os dois tipos para intercalar em suas refeições!