SOS Dr

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Já possui cadastro? Acessar conta!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

Titulo Teste

Para realizar o agendamento ligue: 0800 580 9771

Ou agende pelo WhatsApp:

Durante a infância, o amolecimento dos dentes faz parte de um processo natural, visto que, é nesse período que ocorre a troca dos dentes de leite para os permanentes. Porém, caso isso ocorra na vida adulta, é sinal de que há algo de errado, e sendo assim, requer atenção e tratamento. Pois caso contrário, pode até levar a perca dos dentes. 



A periodontite pode levar à perda dos dentes.



Quais as causas dos dentes moles?



Muitos fatores podem estar relacionados aos dentes moles na fase adulta, mas os principais deles são: periodontite, traumatismo dentário e bruxismo. Entenda cada um deles:




Periodontite



Também conhecida como doença periodontal, é uma condição que afeta a estrutura de suporte dos dentes (osso, cemento e ligamento periodontal) e geralmente é causada pela má higiene bucal. O acúmulo de bactérias na boca gera uma inflamação na gengiva (gengivite) e, ao longo do tempo, resulta na destruição do tecido que sustenta o dente. Sendo assim, em função da perda óssea que ocorre ao redor dos dentes, eles ficam com a mobilidade mais acentuada, ou seja, fazendo com que os dentes fiquem mais “moles”.


Prevenção: a prevenção é feita através da escovação correta e uso apropriado do fio dental para remover placa e restos de alimentos, e do controle do aparecimento de tártaro. Além disso, evitar o fumo e manter uma alimentação adequada, também é importante.


Tratamento: o tratamento consiste na raspagem e no alisamento radicular, que inclui a remoção de toda a placa bacteriana e do cálculo acumulado na coroa (parte que enxergamos) e na raiz dos dentes. Em casos mais graves, são utilizados antibióticos locais ou sistêmicos para minimizar a quantidade de bactérias e reduzir as inflamações ou infecções.




Traumatismo dentário



já nesses casos é difícil estabelecer uma prevenção concreta, pois todos nós estamos sujeitos a sofrer algum de tipo de pancada, tombo ou impacto inesperado na região da boca. Nessas situações, os ligamentos periodontais – responsáveis por manter as raízes dos dentes no lugar – podem perder a firmeza, causando a mobilidade dos dentes.


Tratamento: tudo irá depender do tipo de traumatismo e do tempo decorrido após o trauma, de forma geral, o cirurgião-dentista pode tentar reverter o problema e estabilizar os dentes por meio do uso de contenções. Para isso, ele colocará uma pequena tala flexível ou imóvel em cada lado do dente, que ficará na boca por cerca de duas semanas para que os ligamentos periodontais voltem ao normal.




Bruxismo



O bruxismo caracteriza-se pelo hábito inconsciente de ranger ou apertar os dentes, principalmente durante o sono, o que provoca uma pressão nos ligamentos periodontais e leva gradualmente a um desgaste nas estruturas ósseas do dente. Esse processo frequente pode levar à mobilidade do dente.


Prevenção: não existe um consenso sobre como prevenir o bruxismo. Todavia, como transtornos emocionais e psicológicos como depressão, ansiedade e estresse podem levar o desenvolvimento da condição, trata-las, pode interromper ou até impedir que o bruxismo ocorra.

Tratamento: o tratamento é feito através do uso de placas miorrelaxantes durante à noite, quando as crises são mais intensas. Para amenizar a dor causada pela pressão da mandíbula, o paciente pode fazer uma compressa quente e úmida na região dos maxilares, além de utilizar miorrelaxantes prescritos pelo dentista.










Fontes:

• https://sorridents.com.br/blog/o-que-fazer-quando-os-dentes-estao-moles/

• https://blog.goldencross.com.br/dentes-moles/

• https://uniodontocampinas.com.br/2020/04/22/dente-mole-saiba-o-que-pode-ser-e-como-tratar/

• https://www.colgate.com.br/oral-health/conditions/gum-disease/what-is-gingivitis-signs-and-symptoms

• https://odontoempresas.com.br/bruxismo-descubra-as-causas-e-como-evitar-crises/