SOS Dr

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Já possui cadastro? Acessar conta!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

Titulo Teste

Para realizar o agendamento ligue: 0800 580 9771

Ou agende pelo WhatsApp:

As alergias são mais comuns do que você imagina. Se você já sentiu uma coceirinha na pele e logo após coçar a região ficou irritada com manchas vermelhas ou até bolinhas, saiba que você acabou de passar por um episódio alérgico. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 40% da população mundial sofre com algum tipo de alergia.


A alergia de pele é uma reação inflamatória decorrente de uma sensibilidade a um determinado estímulo. Os estímulos podem variar desde cosméticos, produtos químicos, agentes presentes no ar (poeira), alimentos, medicamentos até mesmo picadas de insetos.




(Envato imagens)



5 tipos de alergias: 



1. Urticária alérgica. 


Se dá pelo aparecimento de placas avermelhadas na região da pele. Elas costumam apresentar coceiras e não são contagiosas. Pode ser desencadeada por medicamentos, alimentos, picadas de inseto ou contato com substâncias como látex e tintas, por exemplo.



2. Angioedema 


Possui a mesma origem da Urticária, porém os sintomas são mais agressivos. O Angioedema ultrapassa as camadas superiores da pele, podendo causar cólicas abdominais, dores e inchaço nos lábios, olhos, mãos e pés, problemas respiratórios e, em casos mais graves, choque anafilático.

As causas também podem ser de origem genética, doenças autoimunes ou infecciosas, tireoide, câncer e fatores ambientais.



3. Dermatite de contato 



Como o próprio nome sugere, é uma forma de irritação da pele causada pelo contato com substâncias específicas que a pessoa tem alergia. Existem duas formas de dermatite de contato. A mais comum é aquela causada por contato da pele com substâncias naturalmente irritantes. A segunda forma é o contato da pele com substâncias na qual o paciente é alérgico.

Pode ser alguma irritação por conta de cremes, sabonetes, maquiagens, perfumes, produtos de látex, remédios, bijuterias, plantas, entre outros. De modo geral, os sintomas são placas vermelhas na pele, coceira no local, inchaço, surgimento de bolhas, queimação e até ressecamento.



4. Dermatite atópica 


É uma doença genética, crônica e que apresenta pele seca, vermelhidão ou inflamação da pele ao redor das bolhas e coceira. Seu aparecimento costuma ser mais comum nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos. Não é uma doença contagiosa. A dermatite atópica pode também vir acompanhada de asma ou rinite alérgica, porém, com manifestação clínica variável. Como forma de prevenção, o ideal é fortalecer a barreira da pele e usar hidratantes específicos para pele muito seca.




5. Picada de mosquito 


Entre as principais causas de alergia, a picada de mosquito está entre elas. Após receber a picada e logo antes do nosso sangue ser sugada, os mosquitos injetam a sua saliva, que tem ação anticoagulante, impedindo que o sangue sugado coagule. É a saliva do mosquito que costuma causar as reações alérgicas nas pessoas. A maioria das reações é leve, provocando coceira, ardência e inchaço que somem em um ou dois dias.



Entre os produtos mais indicados para aliviar a alergia na pele estão: água termal, hidratante com ativos prebióticos, loção de limpeza hidratante e protetor solar. 


Para todos os casos que foram citados, é fundamental realizar uma consulta com um médico especialista (nesse tipo de situação, o dermatologista é o mais indicado) para que ele avalie o quadro e possa identificar qual é o tipo de alergia, 

assim como receitar o melhor tratamento.




























Fontes:
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/dermatite-atopica/59/#:~:text=Dermatite%20At%C3%B3pica,erup%C3%A7%C3%B5es%20que%20co%C3%A7am%20e%20crostas.
https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/alergias-na-pele-conheca-as-mais-comuns-e-descubra-como-evitar-e-tratar-os-quadros-de-sensibilidade_a4812/1
https://www.mdsaude.com/dermatologia/alergia-na-pele/