SOS Dr

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Já possui cadastro? Acessar conta!

E-mail ou senha informados está incorreto.

Não é cadastrado? Cadastre-se agora!

Titulo Teste

Para realizar o agendamento ligue: 0800 580 9771

Ou agende pelo WhatsApp:

A miopia tem se tornado cada vez mais frequente dentre os problemas oftalmológicos. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a miopia atinge 1 bilhão de pessoas no mundo atualmente, e estima-se ainda que até 2050, a metade da população mundial seja míope.  






Embora os números sejam altos, a miopia é uma das poucas doenças oftalmológicas que pode ser prevenida ou amenizada. Ela pode ser congênita, isto é. quando um alto grau de miopia é percebido logo ao nascimento ou antes dos seis anos de idade e também influenciada por fatores genéticos e ambientais. Filhos de pais míopes, por exemplo, apresentaram mais chances de terem miopia, mas não serão, obrigatoriamente, míopes.


Cabe destacar que, a influência do meio e até mesmo os hábitos do dia a dia estão diretamente ligados à nossa saúde ocular. Por isso, certas ações podem sim, prevenir a miopia ou amenizá-la, de forma que o grau não evolua. Ainda assim, é necessário saber que as ações de prevenção são bem mais efetivas em crianças e jovens do que em adultos e idosos.


Dessa forma, qualquer medida deve ser executada o quanto antes. Confira algumas ações:




Evite ficar longos períodos em contato com aparelhos eletrônicos



A exposição demasiada a computador, tablets, smartphone ou celular, degeneram a visão e agridem os olhos, devido a luz azul que prejudica as moléculas vitais da retina do olho. Sendo assim, em relação a crianças e jovens o ideal é limitar o tempo que eles passam com esse tipo de aparelho, evitando que ela aconteça por tempo muito prolongado e também à noite.




Realize atividades ao ar livre



As atividades ao ar livre estimulam o contato com a iluminação natural, na qual, é responsável por ajudar o desenvolvimento adequado do globo ocular. A luz natural de um dia ensolarado fornece a iluminação ideal para os olhos e corresponde a métrica de intensidade da luz de 10.000 lux, em contrapartida, o excesso à ambientes fechados com iluminação artificial fornecem não mais que 500 lux, o que está bem aquém da quantidade de luz necessária à uma boa visão.


Já um estudo realizado na China, comprovou que crianças com pelo menos 40 minutos de atividades ao ar livre tinham 23% menos chances de desenvolver miopia. Por tanto, é importante que crianças e jovens saiam de casa para que possam ter esse tipo de contato. Porém, é fundamental que essa exposição aconteça de maneira protegida, deve ser utilizado óculos de sol com proteção contra raios UV e filtro solar.




Mantenha boa postura



Para que os olhos não acostumem com a distância de leitura, preste atenção na sua postura. Ficar debruçado em cima dos livros e aproximar muito do celular quando utilizado são alguns dos exemplos que podem prejudicar a visão. Em médio a longo prazo, esse costume fará com que seus olhos tenham dificuldade de refração, levando a miopia.




Evite deixar sua vista cansada



Procure não deixar sua vista cansada, caso sinta algum desconforto, pare e relaxe os olhos com exercícios, como piscar, olhar fixo para um ponto distante, aquecer as palmas das mão e colocar sobre os olhos, mexer os olhos de um lado para o outro para sair da acomodação visual e massagear em volta dos olhos com as pontas dos dedos das mãos.




Medicação



De acordo com a OMS, a aplicação de baixas doses de colírio de atropina nos olhos, na proporção de 0,01% ajuda a reduzir o aumento da miopia, isto porque a atropina estimula os músculos dos olhos. Para fazer uso deste medicamento é necessária a prescrição do médico.




Alimentos aliados da visão



Manter uma alimentação saudável pode desempenhar um papel muito importante no que diz respeito a saúde dos olhos. A seguir, veja os alimentos que fazem para a vista.


Alimentos ricos em cobre: o fígado de vitela ou de boi cozido, os mexilhões, as ostras cruas ou cozidas, os cereais integrais, o caju, o amendoim, a amêndoa, as nozes ou o chocolate, por exemplo, são ótimas fontes de cobre.

Alimentos que contêm zeaxantina: é um carotenoide com função antioxidante, atuando diretamente na constituição dos olhos. Os alimentos que são fontes ricas de zeaxantina são as folhas verdes como: couve, acelga, espinafre e agrião.

Alimentos ricos em luteína: também é um carotenoide e é encontrada em frutas e legumes como laranja, mamão, pêssego, kiwi, cenoura e milho.




Consultas regulares



Faça visitas regulares ao oftalmologista, pelo menos uma vez ao ano para verificar como anda a sua saúde ocular, pois caso surja algum problema, ele poderá ser tratado com antecedência. Caso tenha miopia ou outro problema de vista, faça exames periódicos e de controle com o oftalmologista para avaliar como está a sua visão e a saúde de seus olhos, objetivando os devidos cuidados e tratamentos.